O que dizes tu?

A História Incrível de Nims Purja
Picture taken by Nims Purja showing the traffic jam in the worlds highest mountain

Hoje vou contar-te a história incrível de Nims Purja. Tem 36 anos. Nasceu no Nepal e é alpinista.

Vou falar-te um pouco da história improvável deste alpinista nepalês e da equipa que, com ele — e sabe Deus como — conseguiu a proeza absurda de escalar as 14 montanhas mais altas do planeta (todas acima dos 8 mil metros) em 6 meses e 6 dias. Isso mesmo.

Eu repito para não pensares que me enganei: 14 Montanhas com mais de 8 mil metros em 6 meses e 6 dias!!
É de loucos.

E se te digo que é uma proeza absurda não é por acaso.
Até porque o simples facto de pensarmos que alguém consegue subir ao topo das 14 montanhas mais altas do mundo em tão pouco tempo é, por si só, uma ideia quase impossível de conceber.

Se não visse, acho que não acreditava.
Talvez as primeiras palavras que me saíssem da boca fossem: “isso é impossível!”

A história incrível deste homem e de uma equipa dedicada não deixa ninguém indiferente.

Uma coisa é certa, se tivesse nascido no Ocidente já tinha sido notícia em todo o lado, já tinha estátuas e contratos milionários, já era a cara de alguma campanha publicitária… mas há aqui um pormenor relevante para o caso: Nims nasceu… no Nepal.

Ou seja, não saiu em capas de tudo o que era revista do planeta.
Não é loiro de olhos azuis e não vai receber o crédito que merece.

Aliás, foi preciso chegar a Netflix para que conhecesse, por fim, um pouco do sucesso global que o seu feito justifica e merece.

*** Há Proezas Ridículas. Há, pois. Esta é Uma Delas ***

Antes de mais é preciso lembrar que muitas das filmagens do documentário foram feitas pelo próprio, com uma handycam e uma GoPro.

Depois, importa lembrar também o momento em que uma fotografia de Nims viralizou — esta aqui em baixo.

A incrível história de Nims Purja conheceu este ponto alto no ponto mais alto do planeta. Engarrafamento no topo do Evereste.
Foto: Nims Purja

Na altura, em 2019, Nims estava ainda no arranque da aventura e resolveu registar e publicar aquilo que se pode chamar de um engarrafamento no tecto do mundo.

A ideia dele era chamar a atenção para aquilo que é uma consequência notória da falta de organização das autoridades do Nepal… mas, como sempre nestas coisas da internet, a imagem foi retirada do seu contexto, utilizada de forma indevida e isso trouxe alguns problemas ao alpinista. Podes ler mais sobre isso aqui mesmo.

*** Comer Recordes Impossíveis Ao Pequeno-Almoço ***

Aquilo que este homem (e a sua equipa — a quem ele faz questão de dar todo o crédito) fez é sobre-humano.
Basta pensar que o nosso alpinista mais conhecido, o mítico João Garcia, levou 17 anos para conseguir subir os 14 picos das montanhas mais altas da terra.

Ou seja, Nims fez o mesmo em 6 meses… quando o recorde do mundo era de… 7 anos!!!

E como é que ele fez isso? Fez aquilo que nunca ninguém tinha feito — quebrou as regras e as convenções existentes e ignorou todos aqueles que lhe disseram que não ia conseguir.

Mas, tal como o faz um bom escritor (e por escritor deves entender qualquer pessoa que escreva), para podermos quebrar as regras, temos de as conhecer muito bem!!

E foi isso que Nims fez.
Seguiu o instinto.
Quebrou as regras e arriscou tudo o que tinha. Literalmente.

A história incrível de Nims Purja é, não só, uma inspiração, como uma lição de vida para quem passa o tempo a arranjar desculpas para não ir atrás dos seus sonhos. Para quem tem medo de arriscar.

E digo que arriscou tudo porque uma das coisas que ele fez para arranjar dinheiro para suportar os custos da aventura e do sonho foi hipotecar a casa 2 vezes.

Mas pronto, não me vou alongar nem arriscar ser spoiler. Nada disso.

Digo-te apenas para veres o documentário na Netflix. Vale todos os minutos.

*** Então… Mas… Como É que Isto Se Relaciona Com os Negócios?

Depois, quero apenas mostrar-te o paralelismo possível entre esta aventura épica e o mundo dos negócios e do trabalho. Sim, é muito fácil de fazer a analogia.

Acima de tudo, quero que percebas, nesta ligação fácil, que as possibilidades de conseguires o que queres aumentam brutalmente se houver:

  • Trabalho de equipa eficaz.
  • Liderança clara que valoriza todos os membros da equipa.
  • Organização.
  • Determinação.
  • DISCIPLINA.

E aqui disciplina é mesmo a palavra-chave!
A Missão. A perseguição incansável do objectivo.

Nims Purja foi membro das forças especiais inglesas (o que faz dele um “competidor” muito determinado, disciplinado (lá está) e dedicado), mais concretamente da Royal Navy’s elite Special Boat Service, da qual saiu, apesar de saber que lhe faltavam apenas 6 anos para receber a pensão militar completa.

*** Acima de tudo… um sonho para concretizar ***

E desistiu em nome de algo bem maior do que ele — um sonho!

E, como em todas as boas histórias — e esta é uma história incrível e maravilhosa — há sempre um herói (Nims e os seus companheiros de montanha) — que tem um sonho e que se prepara para o perseguir —, um vilão (neste caso, 14) que tudo vai fazer para impedir o herói de alcançar o seu objectivo, e um conflito — as montanhas, as condições atmosféricas, os governos dos países, os adversários, a falta de dinheiro…

A história inspiradora deste homem e da sua equipa tem estado na minha cabeça desde o dia em que vi o documentário. Porquê? Porque o exemplo de superação, de abnegação, de dedicação a uma causa, a um sonho, a uma aspiração, a um objectivo que toda a gente disse ser impossível de alcançar… é incrível.

E é também, acima de qualquer outra coisa, tremendamente inspirador.

** O que é que aprendi com este nepalês de 36 anos? 🧗‍♂️ **

A história incrível de Nims e da sua equipa são um balão gigante de oxigénio para aqueles de nós que ainda acreditam na genialidade e capacidade de superação do Homem.

Relembrei a ideia de que pouco importa se as vozes de fora te dizem para não avançares (seja lá para o que for) porque é impossível e porque nunca vais conseguir. Não ouças. Ignora!

Não deixes que ninguém te convença que não és capaz, que é impossível, que vais falhar, que não tens capacidades… Nunca Deixes Que Te Façam Isso!!

Quanto mais vezes ouvires isso, mais deves cagar d’alto para quem te está a tentar prender ao chão e a fazer com que cortes as cordas dos teus sonhos para que estes desapareçam no céu.

Aquilo que é impossível para os outros não tem de ser impossível para ti. Nunca. Jamais!

Mostra-lhes que no teu mundo, impossível é uma palavra que tem um valor diferente.

Impossível… é tudo… até deixar de o ser.
Como diz o slogan da Adidas — Impossible is Nothing.

*** E Agora?! ***

Estou a chegar ao fim daquele que foi o ano + desafiante, + duro, + inspirador e + rico a nível profissional;
preparo-me para mais um salto de gigante e para a entrada no mundo empreendedor (sim, abri a minha empresa e vou criar o meu negócio ligado à escrita em 2022), ver este documentário foi transformador!

Encheu-me de doses redobradas de coragem e vontade de fazer coisas.
E sabe bem sentir isto. Se sabe.

Como estão a chegar dias em que vais estar em casa, a ver chover lá fora, aproveita para ver isto.
Não te vais arrepender.

Posto isto, vou para dentro que está a chover e eu tenho de ir almoçar — e tu também… que a vida não é isto.

Se quiseres ler mais alguma coisa antes do ano acabar, diverte-te com estas dicas para melhorares a tua comunicação. São simples, fáceis de aplicar, e vão fazer toda a diferença no teu dia-a-dia.

Outros Artigos

. . .